top of page
Clareamento Dental - Perguntas e Respostas
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Como funciona o clareamento dental?

O termo clareamento dental envolve vária técnicas. Normalmente, emprega-se uma substância que interage com os pigmentos presentes na superfície e/ou no interior da estrutura do dente.

Quais as principais técnicas de clareamento?

São duas. A primeira é chamada de técnica no Consultório. Um agente clareador potente é colocado sobre os dentes do paciente. Aguarda-se entre 40 minutos e 1 hora para que a ação do clareador aconteça. Para evitar danos, a gengiva, lábios, rosto e olhos precisam estar protegidos durante o clareamento.

A segunda técnica é chamada de clareamento Caseiro. Faz-se uma moldeira que se adapta com perfeição ao contorno dos dentes. Um agente clareador brando é colocado na moldeira. O paciente faz uso desta moldeira com clareador uma ou duas vezes ao dia por um período mínimo de quatro horas. 

As duas técnicas (Consultório e Caseiro) trazem resultados iguais?

Não. Cada técnica tem indicação bem estabelecida. O clareamento em consultório se destina a dentes que apresentam alteração de cor na superfície. O clareamento caseiro está indicado para os dentes que apresentam alteração de cor mais profunda. Há a possibilidade de conjugar as duas técnicas. Esta decisão depende de uma avaliação clínica que determine o tipo de alteração de cor existente. Portanto, para alguns pacientes o resultado do clareamento em consultório será insatisfatório ou inexistente em função de um erro no diagnóstico sobre a etiologia da alteração de cor existente.

 
O clareamento a laser é seguro?

NÃO! Toda e qualquer técnica que promove aumento na temperatura do dente deve ser evitada. O uso do laser não melhora o resultado do clareamento e só expõe o paciente a um risco desnecessário.

É normal que o clareamento provoque dor nos meus dentes?

NÃO! A dor é um sinal de agressão, e determina que o clareamento seja interrompido e uma nova estratégia com diferentes produtos e tempos de aplicação seja testada. É importante frisar que apenas dentes sãos, livres de cárie, e com gengiva saudável devem ser clareados.

 

O clareador modicará a cor das minhas restaurações?

Não. Os clareadores modificam a cor do dente, mas são inertes na porcelana ou resina. Portanto, haverá a necessidade de substituir restaurações aparentes após o término do clareamento, para que fiquem harmônicas com a nova cor dos dentes.

MARQUE SUA AVALIÇÃO

WhatsApp

11-4112-2472        11-997146013

agra.odonto@uol.com.br
bottom of page